Nos siga


quinta-feira, 9 de julho de 2020

DAVI HOMEM PERSEGUIDO E DEPOIS UM REI HONRADO





Davi era o filho mais novo de Jessé, de Belém de Judá. 
Ele era ruivo e tocava harpa, era bastante jovem quando cuidava das ovelhas de seu pai. Quando Deus rejeitou Saul como rei, Ele enviou o profeta Samuel para ungir Davi rei de Israel. A contrário do que o profeta viu na aparência de Saul e dos irmãos de Davi, o Senhor viu o coração de Davi. Mas a bíblia também fala sobre a beleza de Davi, pois era um jovem muito bonito de olhos brilhantes... E como vocês devem ter percebido Davi estava cuidando das ovelhas enquanto seus irmãos estavam em casa esperando o profeta Samuel para o sacrifício, no qual ele tinha falado... Mas a pergunta é, por quê Davi ficou cuidando das ovelhas?

Resposta: Naquela época o primogênito os filhos mais velhos tinha o privilégio de ser escolhido para assumir responsabilidades maiores...
Mas ninguém percebeu que Davi sofreu bulling dentro de casa, não é? Depois que ele foi ungido por Samuel a perseguição foi intenção, lembra dos salmos 23? .."prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unge minha cabeça com óleo e meu cálice transborda..." Foi exatamente isso que aconteceu quando Samuel ungiu Davi e o óleo caiu no cálice e transbordou.

Mesmo tendo sido esquecido para o jantar com o profeta Samuel, Davi foi chamado do pastor e ungido como rei de Israel. A partir daí foi cheio do Espírito Santo
 (1 Samuel 16:11-13). Mais tarde, Davi foi trabalhar para o rei Saul como escudeiro e tocando harpa. Sabe como aconteceu esse encontro? Saul era pertubado por um espírito mal, pois Deus o rejeitou, então falaram de Davi que tocava lirica, chamaram Davi e o espirito mal se afastava de Saul. Quando os filisteus atacaram Israel, Davi soube quando foi levar o almoço de seus irmãos soldados, então ele perguntou o que estava acontecendo, mas seus irmãos manda ele ir para casa, não era do interesse dele... até que ele foi perguntar aos soldados que estavam lá e disseram que aquele que matasse o gigante filisteu, além de casar com a filha de Saul, sua família não pagaria mais imposto. 


Davi foi falar com o Rei Saul, mesmo Saul não acreditando em Davi por ser pequeno e frágil, deu suas armas para ele após ele contar seus feitos em matar ursos e leões para defender as ovelhas de seu pai. Davi derrotou o gigante Golias se tornando um guerreiro famoso e popular em Israel. Saul ficou com inveja dele, porque tinha sucesso em tudo que fazia, e tentou matá-lo e essa perseguição durou muitos anos até perto da morte do Rei Saul (1 Samuel 18:7-9). 

Mas Jônatas, filho de Saul, era amigo de Davi e o ajudou a fugir. Em meio a tanta perseguição e inveja, Davi encontrou em Jonatas um irmão, no qual amava muito, da mesma forma jonatas a ele e ambas fizeram uma promessa de cuidado um com o outro que mesmo após a morte de Jonatas  Davi cuidou do seu filho... Ressaltando que Jonatas era o filho mais amado de Saul, eles estavam sempre juntos, e Saul confia muito nele, mas sua tristeza era que Jonatas estava do lado de Davi.

Quando Saul morreu em batalha, Davi se tornou rei da tribo de Judá. Ele reinou sobre Judá durante sete anos, até Is-Bosete, o herdeiro de Saul, morrer. Depois ele se tornou rei de todo Israel (2 Samuel 5:4-5). Davi teve várias guerras e muitas vitórias durante seu reinado. Ele consolidou o poder de Israel e tornou Jerusalém a sua capital. Davi trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém e fez os preparativos para seu filho Salomão construir o templo dedicado ao Senhor.
Davi é um exemplo de homem que não desistiu ou parou por causa dos seus perseguidores, ele tinha um Deus grande, no qual ele confiava e amava, e dedicou sua vida e tudo que fazia para Deus. Seu relacionamento com Deus era de admirar por todo Israel, pois sabiam que Deus era com Davi. 
Se você perceber o final daqueles que se levantaram contra Davi, foi terrível, todos os perseguidores dele levava Davi para mais perto da sua coroa, mais perto do seu legado que até hoje admiramos.
Primeiro foi na sua casa, depois foi seu patrão, o seu sogro, seu Rei Saul, por fim seus filhos, e todos os outros tiveram o mesmo destino... Davi foi um grande homem de valor e caráter, desde a sua mocidade. Poderíamos ter uma enorme lista com todos os seus bons feitos. Como por exemplo:
  • Davi confiou no Senhor de todo coração, quando enfrentou o gigante Golias
  • não matou o seu perseguidor, o rei Saul
  • guerreou e livrou o povo de Deus dos seus perseguidores filisteus, moabitas, siros, edomitas...
  • foi bondoso com o único descendente vivo de Saul (2 Samuel 9:1-13)
  • adorava a Deus com hinos, poemas, orações e ações de graça (1 Crônicas 16:7-3
Davi teve falhas, erros e pecados como todos nós, mas aqui a mensagem é de um homem que não se deixou abater pelas perseguições e não guardou ódio de seus perseguidores, porém confio no Senhor seu Deus.
Não desanime se você está passando por algo parecido, confie no senhor e em suas promessas, pois ele é fiel.